Vamos mudar o Mundo

Fundamental 1

O trabalho desenvolvido com os alunos do 2º ao 5º ano, permeia basicamente no seu envolvimento efetivo no aprendizado. Proporcionamos ambiente adequado e que favorece o crescimento acadêmico de maneira agradável.

 

Nosso compromisso com os alunos está ligado à sua participação social e desenvolvimento da cidadania, fazendo com que o aluno conheça seus direitos e cumpra seus deveres, bem como tenha atitudes de solidariedade, cooperação, justiça, respeito ao outro de maneira responsável e construtiva, mediando seus conflitos e tomada de decisões, conhecendo e respeitando as diferenças.

 

A arte e a cultura são valorizadas e incentivadas com professores especialistas que fazem de suas aulas momentos especiais, motivando os alunos a adquirirem gosto pelas artes, respeitando o patrimônio sociocultural.

 

Esperamos que nosso educando seja agente transformador, que respeite e possa agir diretamente de maneira consciente no meio ambiente, sendo capaz de mobilizar pessoas para a transformação de hábitos de desperdícios e reciclagem. Que tenha conhecimento suficiente e respeito pelos animais e plantas, sabendo que o planeta depende de suas atitudes.

 

Em nossas aulas, transmitimos a valorização de uma vida saudável através de hábitos alimentares e de atividades físicas, responsáveis pelo desenvolvimento físico e psicomotor.

 

Também incentivamos a utilização de diversas formas de linguagens verbal, matemática, gráfica, corporal, para que o aluno saiba comunicar-se, interpretar o mundo de forma global, defender suas ideias e saber expressá-las de maneira clara e objetiva. Incentivamos, também, que o aluno utilize outras fontes de informação, como os recursos tecnológicos, para adquirir conhecimentos desenvolva a habilidade da pesquisa.

 

Promovemos ao educando possibilidade de vivenciar o lúdico, trabalhando com jogos e brincadeiras, despertando a sua criatividade e capacidade de produção. Despertamos e conservamos o hábito de leitura, proporcionando de maneira prazerosa o incentivo constante da leitura de livros, jornais, revistas, gibis e outros.

 

Outro grande diferencial do Colégio Stagio é nosso trabalho intenso com projetos, proporcionando um aprendizado mais significativo e amplo, contribuindo para aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos. Dentro destes projetos, temos as saídas de “Estudo do Meio”, com saídas e passeios para que o aluno vivencie o que é aprendido em sala de aula, possibilitando uma vivência indescritível. 

Diferenciais – Fundamental 1

– Coordenação pedagógica específica para o Fundamental I;

– Auxiliares de coordenação e inspetores do ciclo, para maior apoio aos alunos;

– Formação continuada de professores;

– Trabalho com Projetos Didáticos;

– Auxiliares de classe (apoio às professoras);

– Inspetores em cada andar;

– Passeios de estudo que possibilitam vivenciar e tornar o aprendizado mais significativo;

– Aulas de orientação;

– Aulas de apoio pedagógico (reforço);

– Aulas de idioma estrangeiro com professor especialista;

– Curso opcional de inglês (além do currículo);

– Aulas de música e artes com professores especialistas;

– Salas com Multimídia;

– Sala de Jogos Matemáticos;

– Laboratório de Ciências;

– Laboratório de Informática;

– Quadra coberta;

– Aulas opcionais de judô, futsal, vôlei, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, damas, xadrez, teatro, jazz, violão, ateliê de artes, coral e inglês;

– Cantina com lanches saudáveis e almoço por quilo;

– Eventos com a presença da família:

-Feiras culturais: com mostras de trabalhos dos alunos e apresentações de acordo com os projetos do ano.

– Festa junina: festa caipira e folclórica que proporciona momentos de alegria e descontração junto às crianças, com lindas apresentações e comidas típicas.

– Festa de Encerramento do Ano: evento realizado em teatro, com apresentações e lindos figurinos dentro do tema da festa.

Grade Curricular – Fundamental 1

 

Trata-se de uma atividade pedagógica interdisciplinar, diferenciada e que proporciona ao aluno uma imersão orientada por uma vivência rica, motivadora e que estimula a observação, pesquisa de campo, socialização, cooperação e a interação com o objeto de estudo e que realiza um diálogo inteligente com o mundo, produzindo novos conhecimentos.

 

Na disciplina de matemática a dinâmica trabalhada é principalmente a vivência. Nesta faixa de idade, a criança se desenvolve através de operações concretas.

A matemática possibilita:

  • Investigação de tentativa e erro,

  • Levantamento de hipóteses,

  • Desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico,

  • Construção de seu próprio conhecimento,

  • Ampliação da visão de mundo,

  • Estimulação à curiosidade,

  • Elaboração e validação de técnicas e estratégias para a resolução de problemas,

  • Valorização da matemática e sua aplicabilidade no dia-a-dia,

  • Utilização de possibilidades com instrumentos tecnológicos,

  •  Saber comunicar-se matematicamente

  • Interagir com os pares para resolver desafios

  • Construção de diversos jogos

Jogos Matemáticos

O objetivo é a construção de jogos didáticos, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático. Dessa forma, aguça nos alunos o desejo de aprender, aprimorar suas habilidades cognitivas e de concentração, socialização, atenção, curiosidade e inventividade.

 

Orientação [saiba mais]

Na área de orientação são desenvolvidos temas objetivando a auto-estima, a cidadania, a solidariedade, cuidados e preservação com o meio ambiente, alimentação, cuidados e higiene com seu próprio corpo e hábitos de estudos.

Como recurso didático, enfatizamos a leitura de fábulas, contos de fadas, textos jornalísticos, entre outros. Resgatamos dessa forma importantes valores morais

Na área de orientação são desenvolvidos temas objetivando a auto-estima, a cidadania, a solidariedade, cuidados e preservação com o meio ambiente, alimentação, cuidados e higiene com seu próprio corpo e hábitos de estudos.

Como recurso didático, enfatizamos a leitura de fábulas, contos de fadas, textos jornalísticos, entre outros. Resgatamos dessa forma importantes valores morais

Visamos desenvolver o gosto pelas artes nas diversas modalidades (artes visuais, dança, música e teatro), além do prazer da apreciação artística, da sensibilidade à beleza e do respeito à expressão de cada um.

Entender a arte como linguagem e desenvolver habilidades artísticas, respeitando a sua própria produção.

As aulas no laboratório de informática visam a utilização do recurso tecnológico como ferramenta, possibilitando mais um instrumento dinâmico e com infinitas possibilidades de trabalhar diferentes abordagens do conteúdo de cada área.

 

O Ensino Fundamental I prioriza:

  • Trabalho realizado com interpretação de texto de diversas tipologias, desde texto jornalístico até texto de instrução.

  •   Escrita em vários níveis

  •  Leitura em vários níveis

  • Produção de texto, estimulando e valorizando a criatividade dos alunos na escrita.

  • Trabalho pontual e individualizado na sistematização da ortografia.

Roda de leitura

Após a leitura semanal de um livro, o aluno apresenta ao grupo sua opinião, se apreciou ou não, se indica ou não a leitura aos colegas. O aluno apresenta suas conclusões sobre a leitura, faz relações com outros livros já lidos e compartilha com o grupo. Troca informações com colegas que já leram a obra em discussão. Mensalmente os alunos transformam personagens da leitura em fantoches e apresentam a história para outras turmas.

O objetivo é despertar no aluno a sua criatividade e imaginação, desenvolvendo o prazer e possibilitando o sonhar e viajar através da leitura.

Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

Educação Física é um termo usado para designar o conjunto de atividades físicas e esportes com fins recreativos, ou seja, não competitivo. É praticada no ambiente escolar, pois se trata de uma disciplina, estando assim ligada ao campo acadêmico.
 

Alimentação 

Nossos alunos são acompanhados e orientados durante toda a alimentação que realizam no Colégio. As professoras e auxiliares de classe ajudam a criança a se servir e a auxiliam durante a alimentação.

 

O Colégio Stagio se preocupa muito com a alimentação saudável e a Cantina conta com um cardápio balanceado.

 

A Cantina serve refeições em sistema self-service por kilo (onde as crianças são auxiliadas pelas professoras e auxiliares para se servirem), além de lanches naturais, sucos de frutas, saladas de frutas e salgados assados. 

 

Acreditamos que o açúcar deve ser consumido com moderação, uma vez que é sabido dos malefícios de seu consumo em excesso, tanto para as crianças em desenvolvimento, quanto para os adultos. Dessa maneira, a Cantina não vende refrigerantes e os doces vendidos são aqueles em embalagens de tamanho reduzido (até 30g) para, justamente, não haver o incentivo do consumo desmoderado.

 

A Cantina também oferece “kits lanche” para os pais que desejarem optar pela praticidade de ter um lanchinho entregue para o aluno no horário de intervalo. Os “kits lanche” contém sempre uma bebida (suco natural, vitamina, leite ou iogurte), uma fruta e lanchinho natural.

 

O sistema financeiro utilizado na Cantina é à base de crédito, onde os pais depositam quantia quinzenal ou mensal para que os alunos possam consumir durante este período.

 

A Cantina possui um sistema informatizado que oferece diversos benefícios:

 

– Os pais têm acesso ao que os alunos consumirem durante a semana, em relatório informatizado com informações item a item.

 

– Semanalmente é enviado aos pais o crédito disponível na conta do aluno, para que possa haver maior organização e controle do consumo das crianças.

 

– Também semanalmente é enviado o cardápio do almoço que será servido naquela semana vigente.

 

 

Para os alunos que preferirem trazer o lanche de casa, solicitamos aos pais que evitem o envio de doces, salgadinhos e refrigerantes para mantermos a alimentação saudável entre todos os alunos.

 

 

 

O sistema financeiro utilizado na Cantina é à base de crédito, onde os pais depositam uma quantia desejada para que os alunos possam consumir durante o período.

 

A Cantina possui um sistema informatizado que oferece diversos benefícios:

 

– Os pais têm acesso ao que os alunos consumiram durante a semana, em relatório informatizado com informações item a item.

 

– Semanalmente é enviado para os pais o cardápio do almoço que será servido naquela semana vigente.

 

– Os pais têm acesso ao crédito disponível na conta do aluno, para que possa haver maior organização e controle do consumo das crianças.

 

 

Para os alunos que preferirem trazer o lanche de casa, solicitamos aos pais que evitem o envio de doces, salgadinhos e refrigerantes para mantermos a alimentação saudável entre todos os alunos.

Segurança – Fundamental I

O Colégio Stagio sabe o quanto a segurança de seus alunos é essencial e tão importante quanto assegurar uma educação de qualidade. Dessa maneira, conta com as seguintes providências:

– Segurança e porteiro 24h;

– Câmeras de segurança em todos os andares e na parte exterior do prédio;

– Saída dos alunos apenas acompanhados pelos responsáveis previamente cadastrados no sistema escolar;

– Carteirinha de identificação dos alunos: com informações gerais de cada aluno, informações de emergência e com a proibição expressa do aluno sair desacompanhado;

– Identificação e cadastro de todos os perueiros indicados pelo Colégio;

 

– Segurança e porteiro 24h;

– Câmeras de segurança em todos os andares e na parte exterior do prédio;

– Saída dos alunos apenas acompanhados pelos responsáveis previamente cadastrados no sistema escolar;

– Carteirinha de identificação dos alunos: com informações gerais de cada aluno, informações de emergência e com a proibição expressa do aluno sair desacompanhado;

– Identificação e cadastro de todos os perueiros indicados pelo Colégio.

Integral

Nosso integral tem o objetivo de proporcionar ao aluno em seu período contrário a aula, momentos de lazer, brincadeiras e estudo.

 

Contamos com uma grade curricular diferenciada:

 

  • Acompanhamento escolar: Realização das lições de casa diárias e estudo das matérias lecionadas em sala de aula com supervisão de professoras;

  • Almoço na cantina e lanche (opcional), com cardápio elaborado por nutricionista;

  • Pesquisas e atividades educativas no laboratório de informática;

  • Atividades de culinária: preparação e degustação de deliciosas receitas

  • Atividades de recreação, com brincadeiras diversas;

  • Passeios e visitas a locais como: biblioteca pública, parques, cinema, teatro, parques

  • Experiências curiosas com professora especialista no laboratório de ciências;

  • Passatempos: momento de descontração na realização de passatempos divertidos (filme com pipoca, jogos, etc.)

  • Atividade Coletiva: Possibilita o trabalho em grupo e o exercício das regras de convivência

Concurso De Bolsas- Fundamental 1

 

O Concurso de Bolsa da Ed. Infantil se aplica aos alunos interessados em vagas para o 1º ano para 2018.

Não é necessário estudar para a prova pois o objetivo é conhecer melhor o aluno ingressante para compreendermos suas dificuldades e para premiarmos com desconto as notas de maior destaque.

Mesmo os alunos sendo pequenos, muitos pais nos questionam sobre a matéria que cairá na provinha. 

Segue abaixo os itens que estarão na prova:

Português

  • conhecimento do alfabeto

  • leitura e escrita de palavras e listas

  • expressão verbal

  • expressão através do desenho

Matemática

  • identificação e quantificação de números até 20

  • relação de número e quantidade de números até 15

  • resolução de situações problema envolvendo adição e subtração

  • raciocínio lógico

As provas da Ed. Infantil são sempre acompanhadas de professoras e da coordenação, visando o esclarecimento de dúvidas e a tranquilidade dos pequenos alunos.

Lista de material Escolar